“Muito além da paleta de sêmen”. O conceito da GENEX Brasil define perfeitamente a proposta da empresa de melhoramento genético em olhar para todos os aspectos de uma fazenda de pecuária de cria para garantir uma maior rentabilidade e, consequentemente, a sustentabilidade no negócio. Esse conceito vem sendo trabalhado pelo Conecta, programa que completou, em agosto, 1 ano no mercado, conectando pessoas, empresas e propósitos. “Quando visitamos uma fazenda, temos uma visão 360º para saber como está a reprodução, a genética, a sanidade, a nutrição, o manejo, a gestão de pessoas e a qualificação dos profissionais. Todos esses setores precisam operar em sincronia para o resultado ser positivo, como uma orquestra sinfônica, onde todos os instrumentos precisam estar no mesmo tom e ritmo para a melodia ser harmônica”, explica Gustavo Freitas, zootecnista, coordenador de projetos Corte e um dos idealizadores do GENEX Conecta.
O sucesso do programa no Brasil e o diferencial desse olhar para o todo chamaram a atenção de pecuaristas do continente africano. A segunda maior fazenda da Angola teve indicação da GENEX Brasil para realização de uma visita. A propriedade possui 10 mil cabeças, sendo 6 mil matrizes. “A Angola é muito promissora em produção de carne e o Brasil é uma referência para o país. A fazenda é muito estruturada, eles possuem uma biodiversidade riquíssima em pasto e capim, apesar do clima semiárido, porém precisam de orientação estratégica e técnica para melhor aproveitamento. Eu visitei a propriedade e há uma carência de qualificação de profissionais, por isso investimos em treinamentos”, complementa Gustavo.
No projeto realizado em Angola, as empresas Premix Nutrição Animal e Ourofino Saúde Animal se conectaram à GENEX Brasil para essa experiência, proporcionando, de fato, um pacote completo de soluções para a fazenda.
De acordo com Juliana Ferragute, gerente de mercado corte da GENEX, tanto nos projetos realizados dentro quanto fora do país, o GENEX Conecta vem promovendo uma nova proposta de experiência em atendimento ao pecuarista. “Muito disso se dá pelo caráter único de cada projeto. A ideia é personalizar o pacote de soluções que mais atende às necessidades e objetivos da fazenda, podendo variar desde a elaboração do planejamento genético a treinamentos de manejo de pasto, por exemplo, justamente porque ampliamos as possibilidades ao nos conectar com outras empresas”, explica.
Próximos passos
O projeto em Angola já tem os próximos passos. Em dezembro, uma nova rodada de visitas acontece na fazenda, com foco em avaliar os processos implementados, acompanhar os avanços e estipular os novos planos de ação.
“Indo ao encontro da proposta central do GENEX Conecta que é o acompanhamento técnico e educacional de fazendas de cria, numa visão 360, o projeto angolano é um exemplo na prática de tudo que podemos desenvolver junto ao pecuarista”, sintetiza Gustavo Freitas.
GENEX Conecta Brasil
O GENEX Conecta está disponível e acessível para os pecuaristas brasileiros, através da equipe GENEX. Para encontrar o representante GENEX mais próximo, acesse: https://www.genexbrasil.com.br/representantes