O touro Edank TE Jabaquara, integrante da bateria Leite Zebu da GENEX, reafirma seu protagonismo no melhoramento genético do Gir Leiteiro e se consagra como o principal padreador do Sumário de Fêmeas Jovens ABCGIL 2025. A nova edição do sumário, divulgada durante a ExpoLeite/ExpoGil Nacional, reconhece mais uma vez a consistência genética e o impacto de Edank na pecuária leiteira tropical.
São 379 filhas de Edank entre as TOP 1000 fêmeas jovens, sendo que, entre as cinco primeiras colocadas, três são filhas e uma é neta do reprodutor. Já entre as dez primeiras, seis são filhas e uma é neta, comprovando a força de transmissão e a estabilidade genética do touro. No total, 37,9% das fêmeas TOP 1000 são descendentes diretas de Edank, evidenciando sua influência expressiva na raça.
Além do novo resultado no Sumário de Fêmeas Jovens, Edank é líder por três anos consecutivos no sumário ABCGIL/EMBRAPA, com PTA Leite de +888kg e resultados genômicos consistentes. Para Gabriel Godoy, gerente de Produto e Contas-Chave Leite da GENEX Brasil, a trajetória do reprodutor reafirma o propósito da empresa de oferecer muito além da palheta de sêmen, levando ao campo genética que alia produção, funcionalidade e longevidade, e que contribui para o progresso da pecuária leiteira tropical por gerações.
“O desempenho do Edank no Sumário de Fêmeas Jovens demonstra a força de uma genética que se comprova nas avaliações e se mantém no campo, geração após geração. Ele é um dos touros mais consistentes e influentes do Gir Leiteiro moderno, evidenciando o papel estratégico da raça para o avanço da pecuária leiteira tropical e o desenvolvimento de rebanhos produtivos e sustentáveis, um verdadeiro símbolo da Genética no Padrão GENEX”, acrescenta.






