Hoje, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Você sabe como o MELHORAMENTO GENÉTICO pode contribuir para sua preservação?
Confira abaixo três aspectos que exemplificam essa relação.
1. Através do foco na seleção de características como EFICIÊNCIA ALIMENTAR
Essa característica prevê animais que consomem menos alimentos e, ainda assim, convertem mais em produção de carne ou leite.
RESULTADO
Contribuição para formação de rebanhos mais eficientes e produtivos que tendem a utilizar menos recursos financeiros e ambientais, diminuindo, assim, a produção de resíduos.
Como eu encontro touros GENEX com característica?
Antes de tudo, é importante saber que você consegue acessar todos os nossos touros em nossa página de produtos ou pelo Aplicativo GENEX Brasil disponível para baixar nas versões IOS e Android nas lojas de aplicativos. Se você estiver lendo essa notícia pelo celular, basta clicar aqui para baixar.
Na BATERIA CORTE, utilizamos o selo de Eficiência Alimentar.
No Zebu, o selo de EFICIÊNCIA ALIMENTAR destaca touros bons para CAR (Consumo Alimentar Residual) – DEP (Diferença Esperada na Progênie) indicadora de eficiência alimentar.
O CAR é uma medida de eficiência alimentar e expressa o quanto o animal consumiu em quilos de matéria seca por dia para converter em produção de carne ou leite. Portanto, animais que consomem menos que o esperado são considerados mais eficientes.
Nos taurinos, esse selo destaca touros bons para GMDR (Ganho Médio Diário Residual) – DEP indicadora de eficiência alimentar.
FEED SAVED
E não é só no corte que temos EFICIÊNCIA ALIMENTAR. Passando para a BATERIA LEITE, o índice FEED SAVED da prova da raça holandesa seleciona animais mais eficientes para alimentação. A cada ponto positivo de Feed Saved, a filha do touro comerá 1 libra a menos de matéria seca durante a lactação.
2. Através do foco na seleção pelo índice ICC™ – Rebanho holandês e Jersey
O ICC™ para Holandês e o ICC™ para Jersey e cruzamentos engloba três subíndices que abrangem as principais áreas da pecuária leiteira moderna: EFICIÊNCIA PRODUTIVA, SUSTENTABILIDADE E FERTILIDADE.
Os touros da bateria Holandês e Jersey que apresentam bons números nesse índice, são identificados pelo Selo ICC.
3. Através do foco na seleção por características que indicam precocidade em touros Nelore
DEPs para Características reprodutivas que são indicadoras de precocidade de fêmeas
IPP – idade ao primeiro parto (característica reprodutiva – precocidade da fêmea)
3P – probabilidade de parto precoce (característica reprodutiva – precocidade da fêmea)
Touros da bateria corte Zebu que são bons para alguma das características que indicam precocidade de fêmeas são destacado pelo selo PRECOCIDADE SEXUAL.
AFINAL
A precocidade é determinante para reduzir o intervalo de gerações, tornando os sistemas de produção mais eficientes através do MELHORAMENTO GENÉTICO.
Conclusão
Quanto mais eficiência no processo produtivo de carne e leite, mais é possível contribuir com a diminuição no consumo de recursos e na geração de resíduos.
Cada passo no melhoramento genético é pensado em todos os aspectos, inclusive os ambientais. Assim, contribuímos para uma atividade mais consciente, entregando mais valor para essa e as próximas gerações.