A Inseminação Artificial (IA) é uma aliada do melhoramento genético do seu rebanho. Com custo baixo e de fácil implementação, o pecuaristas, ao combinar essa ferramenta com boas práticas de manejo e nutrição, eleva o padrão de seu negócio, conquistando mais produtividade e rentabilidade.
Selecionamento cinco das principais vantagens de utilizar a Inseminação Artificial
1 – ECONOMIA
Isso mesmo. Além de o custo por vaca com a IA ser baixo e o retorno do investimento ser enorme, você não gasta com compra de tourinhos e nem vai ter dor de cabeça com consertos de cerca, por exemplo.
Outro ponto: ECONOMIA DE PASTAGENS
A IA representa menos animais vivos pastando ao reduzir o número de machos no rebanho para fins reprodutivos.
2- PROMOVE MELHORAMENTO GENÉTICO
Afinal, na IA, usamos touros geneticamente superiores, com informações qualificadas e características desejáveis.
3 – CONTROLE REPRODUTIVO E ZOOTÉCNICO
Com a escrituração zootécnica em mãos, conseguimos controlar melhor a reprodução.
A IA também melhora o controle zootécnico e traz mais sanidade para o rebanho.
4 – DIMINUIÇÃO DE DOENÇAS REPRODUTIVAS
A IA ajuda controlar doenças reprodutivas mais propensas na monta natural, em que a presença de agentes infecciosos é maior
5– ACASALAMENTO CORRETIVO
Com as informações do touro e a identificação das vacas que serão inseminadas, você consegue fazer acasalamentos que vão corrigir falhas ou potencializar características desejadas na progênie.
6 – TOUROS PARA NOVILHAS
Você acerta nos touros mais indicados para uso em novilhas, considerando peso ao nascimento, fertilidade, entre outros pontos importante para essa categoria de fêmeas.
7 – CRUZAMENTO ENTRE RAÇAS
A IA é a grande aliada do cruzamento industrial e a ferramenta que possibilita obter os ganhos com a heterose mesmo em ambientes mais desafiadores.