A Genex apresentará, durante a 46ª edição da Expointer, um índice que ranqueia os touros para uso em ordenha robotizada: é o sistema RobotX. A tecnologia vem conquistando seu espaço em propriedades de Norte a Sul país pela praticidade e mudança na estrutura de mão de obra. Na prática, ela identifica a genética de touros da raça holandesa com capacidade de adaptação diferenciada para o sistema robotizado. “A escala tem base 100 e quanto maior o índice, melhor é a capacidade de o reprodutor gerar vacas de alta aptidão leiteira e com desempenho destacado em sistema robotizado”, explica a especialista de produto leite da Genex, Mariana Sayeg.
Segundo ela, o RobotX é composto por diferentes características, entre elas velocidade de ordenha, temperamento leiteiro e posicionamento de tetos. “São características que, quando combinadas, resultarão em vacas mais calmas, fáceis de ordenhar e com excelentes conjuntos mamários, tudo aquilo que buscamos para o sistema robotizado”.
A tecnologia é um índice exclusivo da Genex e está alinhado com as mais modernas tendências de produção de leite no mundo. “A Genex tem buscado ser pioneira em soluções e tecnologias para o produtor, otimizando a produção e maximizando a rentabilidade da atividade em todo país”, completa Saul Hatem, gerente Nacional de pecuária de Leite da GENEX.
A Expointer terá início neste sábado (26/8) e vai até o domingo (3/9) no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).